CONHECENDO OS DEUSES DO EGITO

Imagem de Paula  do Espirito Santo Souza
Bastet: Deusa felina
por Paula do Espirito Santo Souza - terça, 31 mar 2020, 19:19

Bastet era uma deusa felina, representada como um gato ou uma mulher com cabeça de gato. Ela era a filha do deus do sol Rá e estava intimamente associada ao gato doméstico.

Bastet era adorada por sua natureza maternal e protetora e era frequentemente pintada cercada por gatos. Porém, também se acreditava que ela era feroz quando necessário, pois os gatos conseguiam matar as cobras, uma das criaturas mais mortais do antigo Egito.escolhi essa pq eu gosto muito de gatos e e uma deusa que tbm e adorada entre bruxas pagãs

Imagem de Karla Dias de Lima
Re: Bastet: Deusa felina
por Karla Dias de Lima - quarta, 1 abr 2020, 19:51

Eu também adoro gatos. Tenho uma chamada Pandora, brinco com ela sobre Bast ou Bastet o tempo todo: "Por Bastet, Pandora, o que você está aprontando?" rs

Os felinos tem esse ar de mistério, como se tivessem olhos em dois mundos não é mesmo? Mas essa mania de ficar mirando o "nada" me assusta as vezes. rs

Bastet era uma grande guerreira, ela desempenha um papel importante nas Crônicas dos Kanes, já começou a ler?

"

"Nas representações da deusa egípcia Bastet também encontramos um instrumento musical sagrado em uma de suas mãos, o sistro, que seria uma forma de representar seu amor pela música e pela dança.Ela também pode ser vista em imagens carregando um Ankh, que é a cruz da vida dos antigos egípcios.Em alguns lugares, ela ainda aparece com um grande brinco na orelha, um colar e um cesto onde coloca suas crias."

5 fatos interessantes sobre a Deusa Bastet

1. Acredita-se que a deusa egípcia Bastet tenha dois filhosMaahes, o deus da guerra com cabeça de leão, e Khonsu, o deus da lua e da juventude;
  2. Todo ano era realizado na cidade de Bubastis um festival em homenagem à Bastet. Esta festividade recebia mais de 700.000 homens e mulheres, excluindo crianças. Os peregrinos chegavam de navio à cidade, vindos de todas as partes do Egito;
  3. O período em que a deusa foi adorada coincide com o momento em que o vinho teve seu maior consumo. Diziam que a euforia do estado de embriaguez agradava Bastet. Ela também era considerada deusa da alegria, da música, da dança e do amor;
  4. Quando os gregos chegaram ao Egito e passaram a associar Bastet à Ártemis, também começaram a considerar Hórus, o deus da guerra e do céu, como irmão de Bastet, já que Ártemis tinha um irmão, Apolo;
  5. Os pesquisadores não chegaram a um acordo sobre a origem e significado do nome Bastet. Alguns acreditam que Bastet significa “a desoladora”, outros já afirmam ser “aquela do frasco de unguento”, já que a palavra “unguento” e “bastet” possuem o mesmo hieróglifo.
  6. Em algumas representações, Bastet aparece lutando com uma serpente chamada Apep ou Apófis, que seria inimiga de Rá, seu pai.