Eu também adoro gatos. Tenho uma chamada Pandora, brinco com ela sobre Bast ou Bastet o tempo todo: "Por Bastet, Pandora, o que você está aprontando?" rs
Os felinos tem esse ar de mistério, como se tivessem olhos em dois mundos não é mesmo? Mas essa mania de ficar mirando o "nada" me assusta as vezes. rs
Bastet era uma grande guerreira, ela desempenha um papel importante nas Crônicas dos Kanes, já começou a ler?
"
"Nas representações da deusa egípcia Bastet também encontramos um instrumento musical sagrado em uma de suas mãos, o sistro, que seria uma forma de representar seu amor pela música e pela dança.Ela também pode ser vista em imagens carregando um Ankh, que é a cruz da vida dos antigos egípcios.Em alguns lugares, ela ainda aparece com um grande brinco na orelha, um colar e um cesto onde coloca suas crias."
5 fatos interessantes sobre a Deusa Bastet
- Acredita-se que a deusa egípcia Bastet tenha dois filhos: Maahes, o deus da guerra com cabeça de leão, e Khonsu, o deus da lua e da juventude;
- Todo ano era realizado na cidade de Bubastis um festival em homenagem à Bastet. Esta festividade recebia mais de 700.000 homens e mulheres, excluindo crianças. Os peregrinos chegavam de navio à cidade, vindos de todas as partes do Egito;
- O período em que a deusa foi adorada coincide com o momento em que o vinho teve seu maior consumo. Diziam que a euforia do estado de embriaguez agradava Bastet. Ela também era considerada deusa da alegria, da música, da dança e do amor;
- Quando os gregos chegaram ao Egito e passaram a associar Bastet à Ártemis, também começaram a considerar Hórus, o deus da guerra e do céu, como irmão de Bastet, já que Ártemis tinha um irmão, Apolo;
- Os pesquisadores não chegaram a um acordo sobre a origem e significado do nome Bastet. Alguns acreditam que Bastet significa “a desoladora”, outros já afirmam ser “aquela do frasco de unguento”, já que a palavra “unguento” e “bastet” possuem o mesmo hieróglifo.
- Em algumas representações, Bastet aparece lutando com uma serpente chamada Apep ou Apófis, que seria inimiga de Rá, seu pai.