10ª Semana: Flores para você

Imagem de Maria Luisa Viana
FLOR DE JACARANDÁ
por Maria Luisa Viana - terça, 9 jun 2020, 01:53

Novamente venho falar da árvore Jacandará, anteriormente, falei sobre a folha. Sei que o foco neste momento é a flor, mas como significado, a folha também é importante. Enfim, estudei uns anos no Orlando Leite e havia duas praças, uma ao lado e outra atrás. E fim do ano passado, apesar de sempre passar por lá, estava alguns amigos e eu e observei a linda árvore. Fiquei impressionada com o tamanho da folha e o quão delicada e estruturada ela era. E então, meus amigos fizeram uma força e conseguiram pegar três raminhos da gigante folha para mim. Tenho uma delas guardada até hoje. A flor de jacarandá, também é muito bonita e trás um bom significado. O primeiro é a cor, lilás, lavanda ou violeta, como preferir, que trás algumas curiosidades em sua tonalidade, roxo é uma cor calmante e está ligada à espiritualidade, é uma cor que pessoas criativas são facilmente atraídas. E vejo nessa árvore, que se veste de primavera, após o inverno, a sua ornamentação propriamente natural, quando se trata de delicadeza, pois ela nasce em forma de de um buquê. 
O significado de Jacarandá vem do Tupi:Y-ACÃ-RATÃ, “o que tem o cerne duro”. E é muito triste que tenhamos conhecimento desse nome quando antes dele, vem a palavra "madeira" em certos móveis. 
Mas de qualquer forma, admiramos não só a flor, como a as folhas e árvore que compõe esse misto. Lembraremos dos buquês naturais cor lilás e passamos a admirar essa flor, folha, árvore, tão presente no nosso continente Sul-Americano (Argentina, Peru, Brasil). 

Um beijo e um buquêzinho de flor de Jacarandá. 

Imagem de Karine Brandão
Re: FLOR DE JACARANDÁ
por Karine Brandão - terça, 9 jun 2020, 23:06

Obrigada pela buquê de flor de Jacarandá, flores alegram nossa alma.

Obrigada pela dedicação ao curso, parabéns por cumprir suas atividades e concluir um curso em um momento tão difícil que é uma Pandemia e quarentena.

Desejo muito sucesso