A minha infância foi bem rica em informações!
Minha mãe professora do ensino fundamental, sempre nos levava para a escola, e desde essa época, eu brincava de ser professora e ajudava os alunos de minha mãe a realizar as atividades. Ela era uma mulher única, bordava, pintava, costura , fazia crochê, sandálias e bonecas. Então cresci rodeada de outras crianças, livros, fios, linhas, agulhas e tintas! E ali, tudo podia ser inventado ou recriado! Mesmo porque, meu pai que era marceneiro nos levava para passar as tardes na marcenaria, revezava, assim, com mainha os cuidado com os filhos. Lá na marcenaria, pedaços de madeira viravam mesas, cadeiras, camas e armários para a casa das bonecas! Cresci observando e ajudando meu pai fazendo pequenos reparos em casa, desde serviços hidráulicos, elétricos e de alvenaria.
Lembro-me que nunca tivemos um brinquedo eletrônico, nada! Nenhum se quer movido a pilha! Eu e meus irmãos só tínhamos brinquedos artesanais, e brincávamos de cantigas de roda, bolas e pipa! Hoje crio meu filho da mesma forma – eu e Luã nos permitimos horas de envolvimento, concepção e criação de mais um brinquedo de materiais reciclados!
Então diria que o objeto de infância que mais me marcou foram as “ferramentas de subsistência”: livros, tesoura, martelo, alicates, agulhas e chave de fenda!