Atividade do módulo 1

Imagem de Elmara Souza
Atividade do módulo 1
por Elmara Souza - quinta, 24 mai 2018, 18:53

atividade%201.png

Nesta semana, gostaríamos de convidá-lo a pensar sobre um OBJETO DA INFÂNCIA que te marcou.

Leia o texto de Seymour Papert As Engrenagens de Minha Infância e reflita sobre a sua própria vida.

Compartilhe com os colegas uma foto e uma breve descrição do seu objeto de infância.

O que ele tinha de especial? Como ele afeta a forma como você pensa e aprende?

Imagem de Anderson Santos
Re: OBJETO DA INFÂNCIA
por Anderson Santos - quinta, 14 jun 2018, 01:18

O objeto de minha infância foi um carrinho que andava só, bem o carinho marcou minha infância por que não era um simples carinho ele anda acendia as luzes e tudo mais. Certo dia ele não estava funcionando e eu não conseguia entender então desmontei todo o carinho, bem de início nem as luzes que acendia antes não estava acendendo mais, porém não aceitava que ele não funcionasse então mexi nele várias vezes até conseguir fazer com que ele funcionasse depois disso me tornei muito curioso em saber como funcionava os brinquedos eletrônicos e como poder concerta-los, hoje sou fascionado por áreas relacionadas a eletrônica e robótica.

fonte da imagem:https://www.google.com.br/search?q=carrinho+anda+s%C3%B3+e+acende+as+luzes&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR801BR801&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj7n8-J_dHbAhUGIZAKHUNlCu4Q_AUICygC&biw=1536&bih=732#imgrc=rI3QWv267I5s4M:

Imagem de Alice Irigoyen
Re: Atividade do módulo 1
por Alice Irigoyen - quinta, 14 jun 2018, 02:26

Meu objeto da infância não foi um objeto. Foi uma viajem que fiz com meus pais e irmãos. Nós morávamos no Rio Grande do Sul, eu tinha aproximadamente 8 anos. Fomos de carro, em família para a primeira viagem de férias. Fomos ao Paraguai, passamos pela Argentina, subimos a Cordilheira dos Andes no Chile, descemos até a região dos lagos no Chile, retornamos pelo sul da Argentina, passamos no Uruguai e novamente ao Rio Grande do Sul. Realmente me marcou. Vivi a experiência de passar por diferentes países, vivenciar a mudanças de fuso horário, sentir o ar rarefeito das cordilheiras, as águas geladas do Pacífico, ver o vulcão Osorno fumegando, um lindíssimo relógio de flores  e também um relógio solar. Tudo isso foi um aprendizado incrível, despertou inúmeras curiosidades. Foi a partir daí que comecei a me tornar uma observadora.  Retornei mais atenta às paisagens ao redor, suas mudanças, procurando explicações. Despertei para a geografia. E o resultado não poderia ser outro. Sou Licenciada em Geografia.

Imagem de Saú Souza
por Saú Souza - quarta, 20 jun 2018, 01:26

Essa imagem lembra muito minha infância, devido ser filho de pais separados tive meu irmão mais velho como companheiro para tudo. Essa imagem retrata a liberdade e o bom relacionamento que sempre tivemos. Porém sempre sentíamos falta de algo, principalmente a presença de nosso pai em nossa casa, isso sempre marcou nossa infância. Mas sempre conseguimos enxergar essa presença paterna em nossa mãe, uma guerreira que fez de tudo para suprir essa carência ou necessidade. 

Imagem de Elmara Souza
por Elmara Souza - quinta, 14 jun 2018, 11:50

Olá colegas, 

Fique refletindo sobre o objeto da minha infância… Como não tenho irmãos, passei a minha infância um pouco sozinha. Nunca gostei muito de bonecas ou casinha ou coisas de “meninas”. Para interagir com outras pessoas e sair de casa gostava de jogar bola, de andar de bicicleta. Esses objetos de davam uma sensação de liberdade, de que eu poderia sair daquele espaço da casa e tinha a sensação que poderia conquistar o mundo. Refletindo sobre isso, agora sei que esses objetos me ajudar muito a ser o que sou hoje, o que gosto… Muito legal pensar sobre essas questões. 

@braço @fetuoso, 
Elmara 

Imagem de Karla Lima
por Karla Lima - quinta, 14 jun 2018, 23:29

O objeto minha da infância foi um livro. Embora, eu com certeza pudesse usar o plural e falar de livros. Mal aprendi a ler e me tornei uma leitora voraz e traça de biblioteca. A leitura me possibilitava viajar para outros mundos, vivenciar novas experiências e degustar palavras. Entre os livros que marcam esse período “As mil e uma noites” foi o que se destacou. Na biblioteca da cidade onde cresci havia 8 volumes, ilustrados e com glossário. Foi onde aprendi as palavras mais rebuscadas e interessantes que fui acrescentando ao meu vocabulário e a escrita. Me atraia palas histórias mais diferentes, afinal as Mil e uma noites não se resumem a Simbad e Aladim, e mesmo essas histórias, são muito mais detalhadas no livro original.Perdi a conta de quantas vezes li os volumes, falo de ler e não de reler, porque todas as leituras eram únicas e novas. Há alguns anos, ganhei As mil e uma noites em dois volumes, até hoje viajo em suas páginas. A leitura, foi sem dúvida, o objeto que moveu minha infância e adolescência.

Imagem de Kaline Hora
por Kaline Hora - sábado, 16 jun 2018, 11:07

Meu objeto de infância com certeza foram as BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA. Sempre gostei de criar ambientes para brincar, construir narrativas, personagens. Recordei sobre os questionamentos que meus amigos e eu recebíamos: vocês perdem muito tempo arrumando as coisas e depois guardando, restando pouco tempo para a brincadeira, por que não brincam de uma vez??? O que eles não compreendiam é que construir os ambientes, os personagens, escolher os elementos que fariam parte da escola, da empresa, do banco, já fazia parte da brincadeira.

Acompanhando o pensamento de Alice, tenho certeza que esse também foi um fator de extrema importância para escolha na minha área de atuação (Ciências Humanas).

Confesso a vocês que até esse momento, nunca tinha refletido sobre isso, e como foi gratificante fazer hoje essa descoberta.

https://www.google.com/search?q=brincadeiras+faz+de+conta&client=firefox-b-ab&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjdrpjFgtjbAhUFmJAKHf8zBUAQ_AUICigB&biw=1366&bih=631#imgrc=qHNs9P0vL-wXRM:

Imagem de Laisa Brandão
por Laisa Brandão - sábado, 16 jun 2018, 15:38

Difícil decidir qual "objeto de infância" foi especial... Pensei em muita coisa, recordações emocionantes...

Meu objeto foi o contato que eu pude ter com a terra, com meu rio, com as cavernas com meu Cerrado, sempre cercada pela família. Passar as férias na fazenda: colher hortaliças e frutas, tirar leite, fazer beiju de massa na casa de farinha, cachaça, puxa e rapadura no alambique, assar milho na lenha, brincar com os brinquedos de madeira que meu vô ainda fabrica, ler deitada nos galhos das árvores, comer frutas nativas (lembrando sempre do ensinamento de painho - se passarinho não come, nós também não podemos comer/o cajuí bicado é sempre o mais doce), dar comida aos patos, galinhas, gansos e até lavar chiqueiro, ouvir vinil, fotografar tudo, observar as sutilezas, andar a cavalo... criar todo e qualquer bicho desamparado, filhote que se perdeu da mãe ou tava machucado... capivarinha de brejo, siriema, pêga, uma ninhada inteira de pássaro preto (que eu e meus irmãos alimentávamos com mingau no bico, com uma colherzinha) caburé de orelha e até um bezerro, que andava atrás da gente igual cachorro... todos livres, fora de gaiolas... Agora me dei conta de como sempre cuidei dos outros... Acredito que minha personalidade, meu jeito "Mãe", meu amor pela liberdade e minha disponibilidade para desenvolver qualquer atividade vêm daí...

E Elmara, vê se não fica mais fazendo a gente chorar!

Imagem de Luciara Furtuozo
por Luciara Furtuozo - sábado, 16 jun 2018, 20:59

Quanta dificuldade para escolher um objeto que tenha marcado a minha infância, de cara pensei em três elementos: minha boneca Joãozinho, aquela sem careca, lisinha e simples, minha companheira de longos anos, as meninas gostavam das bonecas de cabelos longos e eu minha carequinha, um velotrol, que eu nunca tive, mas era encantada, achava o máximo aquele brinquedo e meu catolé, parte do pé  Palmeira-pati, colocávamos na ladeira (eu e várias crianças) e era pura aventura, nos divertíamos muito com algo bem simples e modificado por crianças simples que viviam na roça,

Acredito que desde cedo fui inquieta, gostava de viver em grupo e construir coletivamente. Essas são características que me acompanham ao longo da minha existência.

Imagem de Elmara Souza
por Elmara Souza - segunda, 18 jun 2018, 20:11

Laísa,

A emoção também faz parte da aprendizagem criativa. Assim como para você, relembrar da minha infância e dos brinquedos e brincadeiras que fizeram parte dela foi muito significativo. Também me emocionei quando descobri a importância daquela bicicleta velha que minha mãe havia comprado de "segunda mão", que me trouxe a sensação de liberdade e que se reflete no que sou hoje. Muito bom mesmo.

bjs,

Elmara

Imagem de Arlindo Brito
por Arlindo Brito - domingo, 17 jun 2018, 14:48

Olá, na minha vida desde a infância a música sempre teve muita importância, até hoje eu sou uma pessoa curiosa sempre buscando algo novo pra ouvir. Ter nascido na transição entre séculos me mostrou a evolução e modificação em todas as áreas, inclusive na música. Eu me lembro de ouvir músicas em toca fitas amarelo e hoje escuto no meu smartphone. Minhas amizades surgiram principalmente, Leandro um dos meus melhores amigos me apresentou minha banda favorita quando estávamos na 8° série, a banda de nome Arctic Monkeys me influenciou aprender a tocar um instrumento musical. Então de certa maneira a música não apenas me formou como pessoa, mas contribuiu para o meu aprendizado.  

Arctic Monkeys - No Buses

https://www.youtube.com/watch?v=WK4wISbGvJw

Imagem de Jaime Silva
por Jaime Silva - segunda, 18 jun 2018, 00:18

Sem querer entregar minha idade, mas no interior da Bahia na década de 1970 era difícil adquirir brinquedos industrializados (embora fosse o paraíso do faça você mesmo). Em uma viajem a Salvador ganhei um Playmobil (nem imaginava o LEGO). Depois disso consegui comprar mais alguns poucos ítens. Foi muito importante pra mim, era uma criança introvertida então usava minha imaginação para preencher a solidão. Eu criava cenários, histórias, utilizava pedras, pedaços de madeira, tudo que se encaixasse na escala dos bonecos. Tenho certeza que foi muito importante para o desenvolvimento da minha criatividade.

Imagem de Isabel Virgens
por Isabel Virgens - segunda, 18 jun 2018, 01:13

Boa noite, colegas!!

Minha infância foi no interior da Bahia, em Pojuca, e não tive muito acesso a brinquedos. Ela foi marcada por muitas brincadeiras em grupos, cantigas de rodas, baleado, pescaria com jereré e muito banho de rio. Gostava de liderar as brincadeiras, rsrsrsrs.

Meus brinquedos e de meus irmãos eram em sua maioria produzidos por nós. Patinetes, carros de madeira pequenos e grandes com materiais que encontrávamos: cordão, cabo de vassoura, alumínio das latas de óleo, tábuas, pregos, etc. Bolas de sabão feito com canudos de mamão, bambolê com resto de mangueira, perna de pau com lata de leite e corda. Foi um verdadeiro "mão na massa". Nos reinventávamos.

Isabel das Virgens

Imagem de Roberto Andrade
por Roberto Andrade - segunda, 18 jun 2018, 02:14

Carros feito de madeira com direção, freios e funcionalidades idêntica aos carros de verdade. Rodas d´água para aproveitar as correntezas gerando movimentos, me influenciam muito no aprender. A vivência do fenômeno para mim, é necessária para compreensão do mesmo. Ah! fazia tinta com pigmentos de frutos: tinta vermelha, azul, roxo, "sem saber" química! 

Imagem de Adriana Sousa
por Adriana Sousa - terça, 19 jun 2018, 22:26

Roberto

Você é o nosso Professor Pardal!!! Show!!

Imagem de Iuri Rubim
por Iuri Rubim - segunda, 18 jun 2018, 15:34

Quase posto aqui a mesma coisa que @Jaime Silva. Tinha quantos Playmobil meus pais conseguissem me arranjar e um outro tanto de histórias criadas com eles... mas quis lembrar dos quadrinhos (conhecidos sempre por mim como 'revistinhas") da Turma da Mônica. Lia pilhas e pilhas de historinhas. A ida a banca de revistas era um dos momentos mais felizes de meu dia. As "historinhas" fizeram de mim um leitor voraz e foram o disparador de minha verdadeira paixão por narrativas ficionais, pela disposição para imaginar mundos e realidades alternativos. Nunca abandonei as histórias da Mônica (aliás, meu filho se parece comigo nisso tb! e eu me aproveito de todas as revistinhas compradas "para ele"), mas expandi o universo para quadrinhos da Disney, de Super-heróis; de outros tantos que nem sei como classificar (tb não precisa,né?). E, claro, vieram os livros, em especial sempre os fantásticos, de fantasia ou ficção científica. O Cortiço e coisas do tipo não são para mim não...

Imagem de Isa Souza
por Isa Souza - terça, 19 jun 2018, 19:15

É incrível como algumas atividades são desafiadoras para nós e nossas memórias. Na minha casa a boneca de pano ficou como enfeite. A maior parte das lembranças de infância foi em comunidade rural chamada Baraúna, do Projetos de Irrigação da Codevasf do qual meu pai fazia parte. Todas as famílias estavam em torno de um objetivo comum, então as rodas de conversa na porta uns dos outros eram frequentes. Minha mãe era muito rígida, mas meu pai nos dava muita liberdade; na frente da casa entre as conversas dos adultos e árvores nós brincávamos de corda, elástico e bicicleta. A minha brincadeira preferida era a corda, brincadeira coletiva onde não havia divisão entre meninos e meninas. Boa recordação dessa infância, próxima aos meus seis irmãos, da liberdade de cantar, pular  etc

Imagem de Isa Souza
por Isa Souza - terça, 19 jun 2018, 19:15

É incrível como algumas atividades são desafiadoras para nós e nossas memórias. Na minha casa a boneca de pano ficou como enfeite. A maior parte das lembranças de infância foi em comunidade rural chamada Baraúna, do Projetos de Irrigação da Codevasf do qual meu pai fazia parte. Todas as famílias estavam em torno de um objetivo comum, então as rodas de conversa na porta uns dos outros eram frequentes. Minha mãe era muito rígida, mas meu pai nos dava muita liberdade; na frente da casa entre as conversas dos adultos e árvores nós brincávamos de corda, elástico e bicicleta. A minha brincadeira preferida era a corda, brincadeira coletiva onde não havia divisão entre meninos e meninas. Boa recordação dessa infância, próxima aos meus seis irmãos, da liberdade de cantar, pular  etc

Imagem de Adriana Sousa
por Adriana Sousa - terça, 19 jun 2018, 22:24

Colegas,

Revisitar o passado é trazer à tona emoções que estavam guardadas com todo zelo e cuidado... Mexem muito....e como bem disse Laisa, em alguns momentos nos emocionam e nos fazem chorar...

Também sinto dificuldades em escolher um objeto que represente minha infância...são tantos... um velocípede (que meus primos também brincaram e que ainda existe e que está na casa de minha avó), a bicicleta que aprendi a pedalar, um fogãozinho (que tinha um forno que abria - na época era o máximo..ahahaha) que ganhei por ter tomado benzetacil (mereci o presente, né?) entre outros...  Mas cito especialmente uma revista de palavras cruzadas e caça-palavras e outras atividades chamada Picolé Legal. O especial, não é a revista em si, mas o momento...todos os domingos fazendo sol ou chuva, meu tio me levava na banca de revista para escolher a tal revista e os gibis (até hoje amo a turma da Mônica!).

Abraço carinhoso.

Imagem de Thanya Dias
por Thanya Dias - sexta, 22 jun 2018, 23:25

objeto da minha infância , deu um nó aqui na cabeça, pensei várias coisas, passou um filme,eu pequena ainda de maria chiquinha eu gostava muito de correr, vivia com os joelhos em carne viva, lembrei que adorava cantar e dançar, mas o que mais gostava e me acompanhou por muito tempo,  era desenhar, adorava desenhar pessoas e criava estorinhas,  sou filha única,  acho que uma forma de inventar gente, quando estava com os primos brincava, mas em casa meu refúgio era o desenho, quando adolescente ainda desenhei até uns 14 anos, as amigas achavam que eu seria estilista, por que copiava facilmente um modelo, uma roupa, era fácil representar o modelo para costureira e eu ficava feliz por ser útil meus desenhos e as pessoas vibrarem com eles. Hoje só desenho quando minhas filhas precisam de algo para a escola.  Abs, 

Imagem de Janair Melo
por Janair Melo - terça, 26 jun 2018, 03:03

Tinha no domínio um pé de goiabeira no quintal da casa de meus pais, onde construir uma casa para receber as amigas e lá também era uma escola para dá aula as amigas mais novas que ainda não sabiam ler, nesse ambiente era um universo para transpor minha criatividade e imaginação desde a organização da casa com móveis adaptados a brinquedos como minhas bonecas Clarinha e Verinha que acompanharam meu crescimento.

Imagem de George Figueiredo
por George Figueiredo - quarta, 27 jun 2018, 19:53

Da minha infância gostei de tudo. Do jeito das pessoas, das músicas infantis da época , dos filmes de ficção cientifica como "O dia em que a Terra Parou", "Viagem à Lua" "Vinte Mil Léguas Submarinas" e não posso me esquecer de seriados como "O Túnel do Tempo" e "Jornada nas Estrelas(Star Trek)". Um dos momentos da minha infância que me recordo, é os momentos em que ia com meu pai na barbearia, onde  em seguida ele me levava para comprar gibis da Marvel e DC Comics. Numa certa ocasião ganhei um álbum da Marvel  "Heróis Marvel em Ação" contava sobre força , altura e peso de quase todos os super heróis Marvel. Fiquei muito empolgado em preencher o álbum. Outro objeto que despertou minha curiosidade em eletrônica e eletro magnetismo foi uma lancha elétrica da Guliver  que ganhei de meu pai e que conseguia controlá-la pelo controle remoto. Naquela época (Anos 80), um objeto que pudesse ser controlado por controle remoto era fascinante e eu tinha muito curiosidade em saber como estes dispositivos funcionavam. Bom acho que vou ficando por aqui, foi muito bom relembrar da minha infância(época dourada). 

Imagem de Livia Gusmão
por Livia Gusmão - sexta, 29 jun 2018, 22:01

A minha infância foi bem rica em informações!

Minha mãe professora do ensino fundamental, sempre nos levava para a escola, e desde essa época, eu brincava de ser professora e ajudava os alunos de minha mãe a realizar as atividades.  Ela era uma mulher única, bordava, pintava, costura , fazia crochê, sandálias e bonecas.   Então cresci rodeada de outras crianças, livros, fios, linhas, agulhas e tintas! E ali, tudo podia ser inventado ou recriado! Mesmo porque, meu pai que era marceneiro nos levava para passar as tardes na marcenaria, revezava, assim, com mainha os cuidado com os filhos. Lá na marcenaria, pedaços de madeira viravam mesas, cadeiras, camas e armários para a casa das bonecas! Cresci observando e ajudando meu pai fazendo pequenos reparos em casa, desde serviços hidráulicos, elétricos e de alvenaria.

Lembro-me que nunca tivemos um brinquedo eletrônico, nada! Nenhum se quer movido a pilha! Eu e meus irmãos só tínhamos brinquedos artesanais, e brincávamos de cantigas de roda, bolas e pipa! Hoje crio meu filho da mesma forma – eu e Luã nos permitimos horas de envolvimento, concepção e criação de mais um brinquedo de materiais reciclados!

Então diria que o objeto de infância que mais me marcou foram as “ferramentas de subsistência”: livros, tesoura, martelo, alicates, agulhas e chave de fenda!

Imagem de Marcus Tavares
por Marcus Tavares - terça, 3 jul 2018, 22:55

A minha infância sempre foi bastante rodeada por música. Meu pai, músico, costumeiramente ensaiava na sala de casa com seu violão e, apesar de, nas mãos dele, parecer extremamente fácil eu entendia que era um instrumento muito grande pra minha estatura na época.

Em um determinado natal, lá pros meus 4 ou 5 anos, minha mãe me levou naquelas lojinhas de 1,99 e me mandou escolher um brinquedo e, pra minha grata surpresa, encontrei aquelas flautinhas de plástico que vinha com um papel ensinando a tocar algumas musiquinhas. Não pensei duas vezes e peguei a flauta e levei para a minha mãe, lembro dela me questionando se eu não preferia levar um boneco em vez disso, mas mantive-me firme e voltei pra casa com aquela flauta pra casa.

Foram dias de sofrimento para meus pais e minha irmã pois sempre que estava em casa, se não tivesse passando desenho na televisão, eu corria pra pegar a flauta e, de forma bastante desajeitada ainda, tocar alguma daquelas músicas que vinham no papelzinho da flauta.

Alguns anos se passaram e tive a oportunidade de estudar flauta entre meus 8 e 11 anos de idade, foi ali que tive contato com a teoria musical, alguns nomes da música erudita e tive a possibilidade de me enriquecer culturalmente.

Flauta doce

Imagem de Angelita Souza
por Angelita Souza - sexta, 6 jul 2018, 13:34

O brinquedo que marcou minha infância foi bonecas feitas com sabugo de milho. Era o material disponível no ambiente de minha convivência nas férias escolares. 

Imagem de Angelita Souza
por Angelita Souza - sexta, 6 jul 2018, 13:36

Imagem de Elton Barreto
por Elton Barreto - sábado, 7 jul 2018, 01:56

Um dos objetos da minha infância utilizo até hoje, essa chave fazia parte da minha oficina de eletrônica (ocupei a casa do cachorro), que tinha no fundo da minha casa no interior, onde quebrava/consertava um monte de coisas e fazia funcionar uma rádio pirata. Minha diversão era comprar revista de eletrônica na banca de Seu Maromba e aguardar os correios entregar a apostila do curso de eletrônica do Instituto Universal Brasileiro.

Imagem de Vitor Hugo Lacerda
por Vitor Hugo Lacerda - segunda, 9 jul 2018, 14:34

Eu tive mais de um objeto de infância, mas tem dois que posso dar mais destaque: uma caixa de legos e jogos de playstation 1.

Antes de existirem Legos em caixas "temáticas", com peças prontas pra construir suas naves ou legos de heróis, cada um tinha que bater cabeça pra fazer suas naves, robôs com peças articuladas que você não sabia se sustentariam o peso da estrutura e veículos com mais de uma "funcionalidade" que atrapalhava mais do que ajudava.

Quanto aos jogos de PS1, por mais que não sejam um objeto específico, influenciaram muito na minha maneira de aprender. Afiar reflexos, pensar rápido, reconhecer padrões, estar atento ao seu redor, identificar pontos fracos, estratégia... Além de ter me incentivado a aprender inglês, pra eu entender quais os problemas que eu tinha que resolver.

Imagem de Amanda Araujo
por Amanda Araujo - terça, 10 jul 2018, 00:52

O brinquedo que mais marcou minha infância foi a boneca Meu Bebê, da Estrela.

Primeiro que ter uma boneca destas, significava estar num patamar a altura das minhas amigas ricas e brancas. Segundo, porque nos anos 80 não existiam bonecas negras que me representassem, e eu acreditava que esta boneca era a representação do poder social e econômico que eu não tinha de verdade. Era através desta boneca que eu me sentia incluída num grupo social do qual eu não fazia parte, mas no qual eu sonhava estar.

Imagem de Cleber Costa
por Cleber Costa - terça, 10 jul 2018, 13:15

Além de outros brinquedos, o lego é o que certamente é o que tenho boas lembranças de construir, desconstruir e possibilitar uma infinidade de novas estruturas. boas lembranças tenho dessa caixinha azul!

Imagem de Adriano Oliveira
por Adriano Oliveira - terça, 17 jul 2018, 23:42

Dentre os vários objetos que marcaram a minha infância destaco o carrinho de rolimã, que era atraente tanto pela aventura que proporcionava, como também pela reunião dos parentes e amigos de rua e a própria construção e manutenção do mesmo.