Atividade do módulo 5

Imagem de Elmara Souza
Atividade do módulo 5
por Elmara Souza - segunda, 9 jul 2018, 22:34

semana%205%20atividade.png

Seja bem-vindo à atividade desta semana!

O nosso objetivo essa semana é brincar. Topa?

Escolha um material ou tecnologia para brincar ou explorar de forma lúdica.

Descreva e compartilhe uma imagem do que você escolheu para explorar.

Reflita sobre o seu processo de exploração e compartilhe conosco.

Seguem algumas perguntas para guiar as suas reflexões:

Com o que você brincou? Conseguiu realmente brincar e explorar?

O que você notou? Tentou algo novo ou diferente?

O que você gostaria de experimentar depois dessa experiência?

Gostaríamos de conhecer mais sobre a sua EXPERIÊNCIA!

PS: Se você está procurando inspiração, o site do Tinkering Studio tem algumas ideias de projetos!

Imagem de Arlindo Brito
Re: Atividade do módulo 5
por Arlindo Brito - domingo, 15 jul 2018, 12:37

A brincadeira era construir um funco de papel, basicamente é um quebra-cabeça. O desafio foi montar o Rick da série animada Rick and Morty, notei que mesmo com a dificuldade em realizar cortes pequenos papel, é uma atividade interessante. Quando me estava colando e montando o funco, me veio a cabeça o boneco em tamanho real, é uma das minhas sugestões para o curso Reinvenções das Coisas. Uma atividade que pode ser feita em colaboração ou de forma individual. 

Existem vários projetos nesse site:

<http://www.cubeecraft.com/genre/originals/>

Imagem de Alice Irigoyen
por Alice Irigoyen - domingo, 15 jul 2018, 16:23

Bom dia

Nesta semana, uma estagiária estava montando uma pista para um ratinho percorrer.O ratinho é um brinquedo infantil que a pessoa programa e ele anda e faz barulhos aleatórios conforme a programação (Muito bacana!). É uma atividade que incentiva um raciocínio lógico para a programação. A estagiário me chamou para ver como estava ficando a pista se ia dar certo. Então fui brincar. Não entendo nada de programação, mas foi muito divertido e aprendi um bocado. kkkk.

Na primeira tentativa eu errei. Ao meu lado tinha uma outra menina que logo percebeu que eu havia errado e falou antes mesmo de eu testar. Confiei nela e zerei o ratinho novamente. Fui tentar pela segunda vez. Novamente errei. Não no mesmo ponto em que a moça havia me dito, mas o mesmo erro. A moça imediatamente disse: - Está errado! Era para a esquerda e não para a direita. Foi então que eu resolvi seguir a programação a fim de ver o que eu estava errando e tentar entender porque. De fato eu estava errada, mas precisei explorar e experimentar para conseguir compreender o que para ela era tão óbvio. Percebi que, em meio de muita diversão e risadas, compreendi a lógica do ratinho e consegui fazer com que o ratinho percorresse a pista sem erros. Mas para isso, precisei explorar e fazer diferentes tentativas.

Foi ótimo! Muito divertido. Me deixou com vontade de entender um pouco mais sobre logica de programação.

Infelizmente não achei a imagem do ratinho na internet e não tenho fotos dele.

Abraço

Imagem de Roberto Andrade
por Roberto Andrade - domingo, 15 jul 2018, 17:31

A brincadeira é a construção de um brinquedo com isopor, papelão, motor, carrinhos.

O brinquedo é montado em um eixo, contendo um disco de papel com duas faixas como pista ou rua. tudo na escala do carrinho 1/64. um motor faz a pista girar e os carrinhos presos dão a sensação que estão em movimento (e estão mesmos! depende do referencial). Um carrinho tem direção e é controlado pelo motorista. É muto legal a brincadeira. Quem não se lembra de referencial da física? Aqui se aprende brincando. O desafio agora é colocar iluminação no carrinho em movimento, gerada por campo magnético, através da superfícia da pista. Não vai ser nada fácil. 

Imagem de Elmara Souza
por Elmara Souza - domingo, 15 jul 2018, 22:34

Alice, Arlindo e Roberto,

Adorei as brincadeiras! Muitas vezes não percebemos o quanto aprendemos quando brincamos. Na infância é fácil entender o brincar como aprendizagem mas, na fase adulta rejeitamos/ignoramos a aprendizagem a partir do brincar. O PLAY da aprendizagem criativa nos faz perceber o quento aprendemos. Roberto, que é um expert, em eletrônica e um verdadeiro Professor Pardal, com certeza, aprendeu fazendo o brinquedo dos carrinhos e, ainda se propôs um desafio a mais: iluminar o carrinho que está em movimento. Alice, ao brincar com o ratinho, compreendeu um pouco da lógica de programação. Arlindo ao recortar e montar os bonequinhos desenvolveu habilidades que fazem parte desse tipo de brincadeira.

Parabéns por terem aceitado o desafio!

Eu resolvi fazer alguns origamis e relembrar quando a minha mãe me ensinava a fazer esse tipo de arte. Inicialmente, tive dificuldades de lembrar como eram as dobraduras, em especial, para montar o pássaro. O avião foi mais fácil. É a aprendizagem a partir do fazer, do experimentar. Muito legal!

@braço @fetuoso,

Elmara

Imagem de Vilma Freire
por Vilma Freire - terça, 17 jul 2018, 01:15

Nós somos três irmãs com um e dois anos de diferença de idade eu sou a mais velha, e quando meus pais comprava os brinquedos claro que tinha que brincarmos juntas e nem sempre as arrumações era do gosto das três, aí já viu... e a caçulinha era aquela que bagunçava tudo. Então eu criava com caixa de fosforo e meia desde os meus próprios brinquedos.

Imagem de Karla Lima
por Karla Lima - terça, 17 jul 2018, 14:10

Bom dia 

Passei a semana buscando com que brincar. Sabia que com minha gata não valia, rs. Correria e meu metodismo, deu nisso: não brinquei. Não tenho brinquedos em casa, aliás tem o playstation do meu namorado, mas uso pra ver Youtube e Netflix. Desinstalei os jogos do celular. Então fui adiando, buscando a chance. Ai ocorreu com que brincaria com meus alunos. Sim, a proposta do Reinvenção das coisas tem muito do brincar, dos descobrir de forma lúdica. E isso desde a lembrança de inicio de curso a tudo que nos propomos.

Depois me toquei que tinha o meu livro de Sudoku na mochila. Preciso é inserir mais do brincar em meu cotidiano.

Boa semana pra todos.

Imagem de Elmara Souza
por Elmara Souza - quarta, 18 jul 2018, 13:29

Karla,

Realmente, precisamos inserir mais o brincar no nosso dia-a-dia. Deixamos a brincadeira para as crianças ou brincamos com elas e não identificamos a nossa própria aprendizagem através do lúdico.

Ontem utilizei o "ratinho CJ" (brinquedo que ajuda a introduzir a lógica de programação) com os alunos do Curso Criando Games. Fiquei receosa que os adolescentes e jovens, por acharem que era um brinquedo de criança, não se interessassem. Engano meu. Os meninos e meninas adoraram, se envolveram e a brincadeira serviu para entenderam um pouco da lógica de programação. Foi uma experiência muito divertida.

@braço,

Elmara

Imagem de Laisa Brandão
por Laisa Brandão - domingo, 22 jul 2018, 21:02

Boa tarde, pessoal,

Atrasada por complicações cotidianas e familiares. Consegui brincar na semana que foi proposta a atividade, mas não registrei. No início quis brincar com um quebra cabeça de madeira que meu vô fez pra mim, porém o brinquedo estava com um estudante do Centro. Como estávamos de atestado (Eu e Lina), e impaciente em casa, fomos brincar de fazer tutoriais ensinando receitas inventadas por nós. Brincamos, treinamos, fizemos o texto oralmente antes de gravar... Pensamos em inventar receitas (eu, receitas mais naturebas... ela, meio resistente a essa ideia). Depois ela fez uma surpresa, com a proposta inicial de inventar receitas: uma farofa de ovo sem farinha, no lugar da farinha usou pão esfarelado e uns sanduíchinhos, porém sem pão, utilizando biscoitos (salt) no lugar do pão... e a brincadeira continuou com o restaurante... 

Brincar é mais útil do que percebemos. Em um momento como esse, além de pensarmos coisas diferentes, elaborarmos o texto a falarmos, testarmos coisas novas, nos depararmos com as adversidades, conseguimos propor soluções e avançarmos para a resolução de problemas. Penso sempre em "como nas escolas ainda temos tantas amarras?"  Além de tudo isso, conseguimos provar e até gostar do novo! Farofa de pão com ovo é uma delícia! 

Imagem de Marcus Tavares
por Marcus Tavares - segunda, 23 jul 2018, 15:08

Devido à finalização de semestre eu não consegui fazer a tarefa na semana proposta, mas aqui segue minha experiência:

Brinquei de inventar histórias com palavras sorteadas. A brincadeira funciona assim: colocam-se palavras aleatórias em um copo ou saquinho, escolhe-se um tema para iniciar a história e sorteam-se 3 papeis, que devem ser abertos no decorrer da história, as palavras que eles contêm devem ser encaixadas na história imediatamente. Isso causa uma grande carga de comicidade à brincadeira pois geralmente as palavras sorteadas são bem aleatórias e por conta disto o contador da história precisa de bastante imaginação pra fazer a história funcionar. 

Imagem de Isa Souza
por Isa Souza - terça, 24 jul 2018, 19:21

O  Curso de Aprendizagem Criativa tem sido leve no sentidso de reviver um passado, viver um presente inovador e pensar em um futuro promissor no sentido de criar alternativas e perspectivas para aulas mais dinâmicas. Sempre brinquei muito pouco, admito que tenho uma mãe maravilhosa mas que super protegia os filhos e nos podava de pular, brincar. Tudo sobre as asas dela. Heroina teve oiti filhos. Graças a Deus todos vivos até hoje.

No ensino fundamental brincava muito na rua que moravca, fundo com a Escola que estudava  . Iamos na calçada da Escola de uma rua a outra brincando de amarelinha porque sabia que chegando em casa não sai mais rs . Ultimamente meus sorrisos e brincadeiras estãop no foco da Oficna que estou trabalhando por trás da canção através das dinâmicas apresentadas no início da Oficina. Um exemplo abaixo:

Imagem de Kaline Hora
por Kaline Hora - quinta, 26 jul 2018, 14:04

Bom dia!!! Essa semana consegui realizar atividade proposta. Minha experiência foi brincar de faz de conta. Mas dessa vez eu preferi ser guiada pela imaginação do meu filho caçula (Bernardo).

Criamos um enredo com a Coruja Filó, foi bastante divertido ver como o enredo foi se desenrolando. Essa atividade fortaleceu ainda mais a ideia inicial que tenho de recriar situações com o mesmo objeto.

Imagem de Jaime Silva
por Jaime Silva - quinta, 2 ago 2018, 14:38

Aproveitei o curso de modelagem que estou fazendo e estou brincando de esculpir. Já faço isso no Blender, mas agora pretendo levar o ZBrush e o clay para o CJ. Amo modelar, seja no meio digital ou analógico.

Imagem de George Figueiredo
por George Figueiredo - terça, 21 ago 2018, 12:52

Brinquei com o Arduíno. Programei um módulo receptor infravermelho de controle remoto de tv ou para arduino e testei nos controles da tv de minha casa e o que veio no kit do Arduino. Percebi que o sensor é compatível com ambos os controles. Após a programação consegui ligar e desligar leds de cores diferentes, além de um coller de computador. Como projeto futuro pretendo adaptar para o robô de monitoramento, para que possa controlar todo o movimento do carro pelo controle remoto de uma tv e quem evoluir para a automação residencial; tipo ligar e desligar as lâmpadas da minha casa pelo controle, o ar condicionado ou mesmo outros acessórios. Bom em todo caso, me sinto parcialmente realizado em já compreender a programação que nesse processo todo já é o mais difícil não tenho dúvidas disso.